terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Educação e visão de mundo


Dias atrás numa conversa informal com pessoas "comuns" surgiu na roda o assunto "Educação" como profissão. Eis o que as pessoas disseram pensar sobre isto:


"Professor ganha bem sim!", "Professor tem duas férias por ano!", "Professor cumpre horários bem flexíveis!", "Professor paga meia-entrada em cinema, teatro, shows, etc!", "Professor... professor... professor!".


Já se percebe que as pessoas não vêem que estamos tão fudidos e mal pagos quanto elas! E conseqüentemente não compreendem aquilo que, aliás, muitos professores também não compreendem: o significado político de ser parte da educação pública. Não há uma compreensão de que na educação pública se encontra a parcela da sociedade politicamente excluída do sistema capitalista; a parcela que encontra e continuará encontrando limitações enormes, capazes de impedir que essa emancipe rumo à criticidade necessária para torná-la participativa no universo político de seu país, justamente aquele que decide e decidirá as condições de vida de todos nós. Diante disto, estar na educação é antes de tudo uma opção política importante para ganhar mentes e corações capazes de mudar o rumo da história.


Nós na condição de professores, além de ensinarmos e aprendermos com toda e qualquer pessoa tudo o que a humanidade nos deixou de patrimônio cultural, temos o papel de contribuir para a formação de pessoas (do povo), para que não sejam racistas, homofóbicas, machistas; para que questionem o que nos é imposto na televisão e na mídia em geral, para que lutem contra as condições de vida que nos é imposta, para que, enfim, mudem não só suas vidas mas também a de seu povo.


Nada fácil! Especialmente para quem está fudido e mal pago!


Vamos pensar nas salas superlotadas, na falta de estrutrura e apoio ao trabalho docente, nos conflitos dentro e fora de sala, no tanto que nos é exigido, na tarefa política que temos, no tanto que estudamos (gastamos) e no pouco que ganhamos pelo muito que fazemos.


Educação é antes de tudo uma opção política!



Foi só um desabafo!

Abraço a todos!

Fábio Pinheiro

1 comentários:

Lu! 7 de fevereiro de 2010 às 14:11  

Ótima perspectiva. Ótima visão! Mas infelizmente a culpa não é dos professores! Eles bem que queriam formar os alunos políticamente, éticamente. Dar-lhes ensinamentos lindos para poderem sobreviver. Mas o nosso governo prepara o material dos professores. Eles não tem liberdade de expressão alguma! O Governo nos impõe um programa educacional que os professores não podem fugir. A alienação vai muito mais além do que simplesmente a mídia. O plano neoliberal é executado então! Mas a frente disso, combatendo, estão o foro de São Paulo, Presidente Lula (agora) e a equipe, como Dilma Roussef, como o nosso querido Ciro... Manifestação já pela liberdade de expressão dos professores e por educação de qualidade. Sem livros que mostram dois países chamados paraguais... O mapa geo-político completamente errado. Pois essas feras do poder estão junto do camarada Barack Obama ¬¬.

  ©Template by Dicas Blogger