quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BOAS NOVAS

Meus queridos arteiros, já faz um tempo que não escrevo, mas agora volto com o prazer de trazer novidade e respostas às sugestões que foram postadas pelo Edu, que são resultado do Encontro que tivemos domingo passado na Semana de Arte Maloqueira, na atividade com o Sacolinha, que foi 10! A novidade é que o ESPAÇO CULTURAL CARLOS MARIGHELLA teve o projeto ESPAÇO CULTURAL CARLOS MARIGHELLA: INTERAGIR COMUNIDADE E CULTURA entre os aprovados no Edital de "PONTOS DE CULTURA" da Secretaria de Estado da Cultura. Esta foi uma vitória super merecida, pois nos dedicamos muito a construção deste projeto. Gostaria até de em nome do ESPAÇO agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para esta conquista e dizer que "é nóis na fita". Quanto as nossas próximas ações - o Sarau, a Publicação, o Boletim, os Encontros e a Internet - penso o seguinte: acho que a data do dia 13/12/2009 talvez comprometa a minha participação, por conta da prova do estado. Sugiro a data de 6/12/09, mas como há a possibilidade de o evento ser junto ao de comemoração e encerramento das atividades do Espaço, não sei se a data que sugiro será a melhor. Em relação à publicação acho que teríamos que, de repente, nos encontrar para discutir, ao certo, como será, talvez até escrever juntos o Editorial e encaminhar as demais coisas. O problema é que é tudo para ontem! Aí como faremos? Bom, acho que seria legal ter um espaço na revista para um texto do Espaço Cultural dialogando com o grupo rebeliarte e com o seu próprio fazer. O que vocês acham? Bom, em relação aos encontros acho interessante a idéia da Josi, penso que devíamos tentar. O Boletim acho necessário, porém não sei como podemos encaminhar a escrita dele. E a questão da internet ainda não pude expor à Coordenação já que o pessoal não se reuniu na segunda por conta da organização para o Congresso Estadual da APEOESP no interior do estado. Na próxima segunda dará para conversar a respeito de tudo que está sendo sugerido no blogger. Na sexta nós nos encontraremos na Marcha da Consciência Negra e aí a gente discute sobre a publicação e o sarau. Ah, precisamos definir a data logo, até para fecharmos a presença do Sacolinha, poeta de Suzano.Pra terminar que eu falo muito, rs rs rs... só de pensar em publicar o coisas que escrevemos e fazemos fico emocionado.

POEMA-PRESENTE
Os Filhos da época

Somos os filhos da época,
e a época é política.
Todas as coisas - minhas, tuas, nossas,
coisas de cada dia, de cada noite
são coisas políticas.
Queiras ou não queiras,
teus genes têm um passado político,
tua pele, um matiz político,
teus olhos, um brilho político.
O que dizes tem ressonância,
o que calas tem peso
de uma forma ou outra - político.
Mesmo caminhando contra o vento
dos passos políticos
sobre solo político.
Poemas apolíticos também são políticos,
e lá em cima a lua já nao dá luar.
Ser ou não ser: eis a questão.
Oh, querida que questão mal parida.
A questão política.
Não precisas nem ser gente
para teres importância política.
Basta ser petróleo, ração,
qualquer derivado, ou até
uma mesa de conferência cuja forma
vem sendo discutida meses a fio.
Enquanto isso, os homens se matam,
os animais são massacrados,
as casas queimadas,
os campos se tornam agrestes
como nas épocas passadas
e menos políticas.

Wislawa Szymborska
Tradução - Ana Cristina César
Abraços e beijos a todos e todas.
Saudações culturais!
FÁBIO

4 comentários:

Fábio Pinheiro 18 de novembro de 2009 às 18:23  

CAROS LEITORES, DESCULPEM-ME ALGUMA LETRA TROCADA OU AUSENTE, POIS ESCREVI O TEXTO NA CORRERIA.

ATÉ BREVE......

Eduardo Kawamura 18 de novembro de 2009 às 20:16  

Fala, Fábio, eu formatei seu texto porque você mandou uma fonte não aceita pelo blogger, daí dá erro e ficam só símbolos. Qualquer coisa é só editar a postagem.
Em relação a novidade, fico muito feliz, mesmo. Precisamos comemorar. Muito!!!
Em relação ao nosso calendário, o mais urgente é o boletim para o dia 20. Eu vou tentar fazer um texto genérico de apresentação, dando destaque ao endereço do blogue, dividindo um A4 em quatro partes. Dai, umas 100 cópias dá 400 folhetos. Vou tentar imprimir também alguns folhetos da coletânea que a gente fez, é velho, mas serve.
Abç

Angels 18 de novembro de 2009 às 22:02  

temos q comemorar mesmo por esta vitoria, e se dividindo o A4 em quatro partes tiver um tamanho bom pra divulgar vai ficar bacana sim o boletim.
abraço.

Anônimo,  18 de novembro de 2009 às 22:28  

Legal cara a idéia, manda vê! Saudações Anderson! Salve! Fábio

  ©Template by Dicas Blogger