quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um pouco sobre a Semana de Arte Maloqueira


Como já havia comentado, o pessoal do Espaço Carlos Marighella está participando dos eventos da Semana de Arte Maloqueira de Guaianases, organizada pelos movimentos de cultura da região. Eu vou falar sobre duas atividades em que eu e o Fábio estivemos representando o Espaço Cultural e nossa Rebelião de Arte e Literatura.
No dia 08/11, domingo, rolou uma roda de conversa sobre Poesia como Utopia. Para abrir o debate, estavamos, eu, representando o Espaço Carlos Marighella; o Luciano, do Dolores Boca Aberta e o Akins Kinte, poeta da Edições Toró.
Eu abri falando basicamente da ausência de horizontes em que nos encontramos, da nossa condição amesquinhada, pensamentos voltados para nós mesmos, em contradição direta com as condições de vida do povo pobre, trabalhador. Daí propus que utopia, apesar de aparentemente morta, está presente na literatura de periferia, no RAP e no sentimento das pessoas, enscondidinho, pedindo lenha e chama. Também chamei a atenção para a necessidade de direcionar o potencial revolucionário contido nos movimentos culturais da periferia, e o cuidado para não perdermos a dimensão política da coisa, para não virar mercado.

O Luciano chegou dando continuidade, afirmando a obrigatoriedade de aliar teoria e prática, sendo a arte uma arma, e dando como exemplo o trabalho do Dolores Boca Aberta, que é pura militância política, enquanto arte. Mandou também dois poemas fortíssimos, que deixou a galera de cabelo em pé.
E quanto ao Akins, sem palavras. O cara transpira poesia. No jeito dele, na moral, falou da vivência, da relação dele com a arte, e também, a relação da arte com ele. Fez um relato do trabalho que ele desenvolve na Fundação Casa, em que os moleques escrevem os poemas, mas entregam para ele escondidos, muquiado dos "monitores", senão, já viu.
Sem contar um poema/samba que ele mandou, ainda inédito, sobre futebol de varze.
Cara, tô esperando você aqui no Espaço Carlos Marighella pra passar o Documentário.
Nossa, a partir daí as ideias foram longe, a galera tava inspirada. Acho que boa parte dos movimentos de cultura da região estavam presentes, a galera dos Jovens Urbanos, Cine Campinho, Onorio Arce... vou pegar com o Renato o nome de todos para postar, para não cometer injustiça. No final ainda rolou uma tietagem e tirei foto com o Akins. (Tô acompanhado seu trampo, mano, com admiração!!!)

No dia 10/11, na terça rolou um debate também pegado sobre Diversidade Cultura. Deste, a Jô filmou, vou editar, daí eu posto aqui. Então, retornem a esta postagem que ainda será editada com o vídeo, mas já ficam as fotos.
Um abraço revolucionário.







(Edu)



0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger