quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Criadouro de analfabetos, onde está o compromisso com a educação e a cultura?

A educação não é levada a sério nesse país. O importante é ter prédios públicos erguidos e enchê-los de filhos de pobres, alimentá-los e dar leite, uniforme e sapato. Isso tudo é para os pais nem pensarem em reclamar da qualidade de ensino que é dado aos seus filhos, que vão aprender o minímo para trabalhar numa loja de calçados e ser explorado até o fim de suas vidas. Esse caminho foi escolhido a dedo pelo capitalismo e pelo governo, por que senão quem vai manter essa máquina de fazer ouro? quem vai assentar bloco por um custo mais baixo? O mais triste é que temos uma universidade pública em que 90% dos que conseguem entrar são filhos de ricos que estudaram em escola particular, tiveram um ensino de primeira e vão passar em primeiro lugar em medicina, direito e assim vai... mais para consolar os pobres o governo financia as milhares de faculdades, dos mais diversos nomes. Parece até igreja evangélica que tem aos montes, onde ele pode pagar a metade ou conseguir financiamento no banco para conseguir ter o ensino superior da pior qualidade, que é o que lhe foi deixado como opção. Ou então ficar sábado e domingo dentro de uma escola no projeto escola da família. Será que só eu não me conformo com isso? As coisas são muito bem feitas pra que as pessoas não percebam que estão sendo enganadas. Temos o ENEM, o prouni, os financiamentos, para que o pobre não possa reclamar, dizer que ele tem muito mais oportunidades do que o rico. Se isso fosse verdade não precisava dessa parafernalha toda. Não concorde... não se conforme tão rápido com o que te dão, não. Tem um ditado que talvez case com isso.. " quando a esmola é muita, o santo desconfia! " pois é...

Tive uma experiência esse mês quando fui à reunião na escola da minha filha, onde me foi pedido para preencher a ficha do Saresp. É uma prova onde o governo precisa ter a certeza de que a família e o aluno estão satisfeitos com o programa escolar, e diz a lenda, com " o desempenho do aluno ". O incrível é que tem uma parte da prova que o aluno teria que responder, pois está escrito, "RESPOSTA DO ALUNO", mais foi pedido pela professora que os pais respondessem por ele. Claro, por que eles já sabem que a criança não sabe ler e quanto mais escrever. Uma mãe ficou muito revoltada e disse que não ia responder porque o filho teria que estar ali. Como ela poderia respoder por ele? A professora desaprovou o comportamento da mãe, mais ela bateu o pé e disse: "Não, respondo amanhã. Meu filho vem comigo e ele responde!" Na sala da minha filha a metade não sabe ler. E o que eu acho mais absurdo é que esses professores que dão aula na escola pública, também dão aula na particular, onde todos sabem ler e são adiantados. A minha filha faz aula de reforço fora da escola porque senão também não saberia ler. Ela lê livros pra idade dela, porque é incentivada por nós, os país. Se dependesse do governo, os livros continuariam nas bibliotecas e nas livrarias. O incentivo é zero, na escola da minha filha a maioria dos pais também não sabem ler... Esse é o futuro do pais, é a nossa realidade e enquanto isso os filhos dos ricos estão se formando e vão se tornar empresários, patrões e vão continuar explorando os pobres e analfabetos.


Poema de vida



Com os olhos sempre baixos
e sem saber onde me encaixo
encontrei-me lá embaixo
e no fundo me alojei
**
No poço da solidão
só encontrei a ilusão
de uma vida sem visão,
então me afastei
**
Foi aí que alguém me disse
ainda na minha meninice
uma coisa que gostei
Fui embora esperançosa
e não mais me afundei.


(Jô)jokw@estadao.com.br

1 comentários:

Eduardo Kawamura 11 de novembro de 2009 às 20:15  

Fala, Jô, gostei do desabafo e do poema, só acho que os alunos de escola particular, em geral, não estão em melhores condições que os de escola pública. Tem muita defasagem em aprendizado entre eles, mas a mídia só mete o pau na escola pública. E muitas escolas particulares são, com nenhum respeito, picaretas, exploram professores com salário miserável e enganam pais, que querem ser enganados.
Mas o caminho é este. Lutar, exigir escola pública gratuita e de qualidade.
Sem educação, fica complicado pensar em ser escritor, ou coisa parecida.

  ©Template by Dicas Blogger