terça-feira, 1 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO E MILITÂNCIA

Hoje acordei com espírito de Gramsci, Emília Ferreiro, Freinet, Paulo Freire.
Vi hoje, e todos os dias, de tempos para cá, que o sonho de se construir um mundo com uma grande educação é possível.
Talvez hoje muita gente me diga que sou louco por querer ser professor, ainda mais de português, dizem frases do tipo "faça uma coisa que dá dinheiro", "faça medicina ou direito", gente vil e suja essa, o que os olhos olham é somente a cobiça, o auto-engrandecer do próprio ego, permitam-me a redundância, olham somente para seus bolsos, e querem que sejamos iguais. Mas eu acredito, e talvez eu seja sonhador demais, acredito na educação, que podemos fazer uma educação diferente, não uma que passe no vestibular, mas uma que construa o cidadão, que luta, que sonha, que não vive preso ao sistema, mas se rebela contra ele, acredito da educação como militância, assim como Marcos Bagno.
É preciso que se dê mais valor ao professor e ao ensino, se isso um dia acabar, não existirá mais médico, pois, o médico passa por nossas mãos antes de tornar-se médico, nem haverá mais advogados, pois, eles antes precisam aprender com esse ser desprezado que tem em seu poder lousa e giz.
REBELIARTE, que acredita na ousadia, acredita também que se pode fazer um mundo melhor através da educação, pois, educar já é ousar.
Não sei se pude exprimir com essas poucas e rudes palavras meu sonho e minha luta. Mas digo que essa é minha estrada, rumo a fazer crescer novas pessoas que rumem nessa rota e que lutem, e que sonhem, e que não acreditem nisso que anda errado, mas possam gritar o ideal de um novo amanhã.

Um abraço a todos, e vamos sempre, através de nossos ideais, ousar!!!! (Samuel Macário sam.macario@gmail.com)

5 comentários:

canteiro de poesia 2 de dezembro de 2009 às 08:37  

Você e todos que pensam como você, que vão pensar como você, porque para que pensem assim vão ter que refletir e nós vamos faze-los, talvez seja essa nossa missão limpar o que a mídia coloca nas mentes das pessoas, você só tem que me obedecer, trabalhar como um escravo e comprar, fazer muitas prestações e ser nosso escravo até morrer sem dar um pio. Você e todos que forem seus alunos são a esperança de um mundo mais justo onde ninguem será enganado e não deixará se enganar.

Angels 2 de dezembro de 2009 às 19:38  

este mundo ou sistema q vem desde da Grecia e Egito tem q morrer não era nem pra ter nascido se a humanidade quer evoluir mesmo tem q jogar fora este lixo q só nós diminui.

Fábio Pinheiro 4 de dezembro de 2009 às 12:46  

Olha, você acordou muito bem acompanhado... e não se importe em ser visto como louco, lunático, você não é o único. A nossa profissão nos permite contribuir para a formação de pessoas que a partir da escola podem passar a valorizar (ou ampliar essa conscientização) a conscientização sobre as coisas do mundo, e assim passem a fazer parte da luta em prol da emancipação do seu povo. Por isso a escola pública é um dos melhores lugares para o embate contra as elites dominantes e elevação do povo.

Estamos aí! Na luta com você e com quem se dispor a ela.

Abração!

Flavia 5 de dezembro de 2009 às 23:09  

Nossa realmente existir,pensar,agir nesse caminho de tantas incertezas realmente faz a diferença;a transformação vem...
Não é tão simples acreditar que tudo é possível e manter a chama viva tem que haver disponibilidade e isso é ousar e ao mesmo se enriquecer da grandiosidade do Ser e não em Ter...
E que o Saber nunca se esgote...
E que o renovo e a esperança possa alcançar os nossos sonhos, passa nos trazer dias a mais dias de paz...Para juntos sermos mas HUMANOS... Flávia Mariana.

  ©Template by Dicas Blogger