Sacolinha - 85 letras e um disparo - Inspire-se
85 letras e um disparo é composto por 16 contos ambientados na periferia de São Paulo. Alguns, como é de se esperar, bastante violentos, como o "Traição na joalheria do shopping", em que um assalto se dá juntamente ao envolvimento afetivo com a dona da joalheria, onde se problematiza a ausência de horizontes na existência burguesa, tanto a vivenciada pelo assaltante, quanto a da dona da joalheria. Porém não é esta a tônica do livro. Há também sensualidade, crítica social e muito, mas muito senso de humor.
Dentre todos o que mais me agradou foi "Yakissoba". O texto é tenso, dramático e extremamente bem humorado. Trata das desventuras do autor ao tentar vender seus livros em uma noite na Paulista, em que 10 reais, contas a pagar, fome, e uma coleção infinita de negativas se entrecruzam com a vontade/desejo de comer o tal "marcarrão japonês". O melhor da narrativa fica na dimensão crítica, no olhar em relação ao universitário alienado, na dinâmica centro/periferia, o olhar preconceituoso, a polícia, transporte público, em como tudo parece ser feito para não dar certo para quem é mais pobre neste país. Aliado a isso, há uma base que pode servir para se pensar a condição do escritor independente no Brasil.
Livro de leitura rápida, simples e muito agradável. Recomendo a todos que queiram uns bons momentos de diversão e reflexão.
A periferia fala, e fala cada vez mais alto. Salve, Sacolinha.
(Edu - edukaw@hotmail.com)
0 comentários:
Postar um comentário